Casa no Distrito de Justiniano de Serpa

Casa no Distrito de Justiniano de Serpa

sábado, 24 de outubro de 2009

ÁGUA EM JUSTINIANO DE SERPA

No distrito de Justiniano de Serpa podemos perceber a presença abundante da água. Viajando pelas localidades observamos açudes, lagoas, pequenos lagos, cacimbas em quintais, poços e chafarizes nos centros de algumas localidades. No período mais forte no verão, como é comum em todo Ceara, algumas dessas fontes começam a secar, provocando dificuldades no uso da água. Dois grandes açudes cobrem uma grande área do distrito: o catu e o Pacoti. Os dois açudes possuem barragens para armazenamento de grande quantidade de água. O açude Catu vai do Sitio Guarda ate a localidade de Pau Branco. Nele há criatórios de peixes com produções de peixes para distrito e outros municípios. Há uma geração de empregos a partir do açude. O açude Pacoti localiza-se no Croata, localidade que fica á direita da rodovia BR 116. Hoje onde é o açude existia uma localidade casas, igreja, cemitérios que estão ainda hoje debaixo d’água.
Este açude serve para pescar e para abastecer algumas cidades. Ele mede cerca de 7 metros da parede ate à ponta D’água e é a firma que o administra a COGER. Ele utilizado apenas pelos pescadores, sendo proibido a pesca de tarrafas e relar (proibido bater na água). O tempo da proibição, que dura cerca de 70 dias é para que os peixes possam crescer e desovar,. as malhas que podem ser utilizar durante a pesca é somente do tipo 9 a 11 e é proibida a malha clandestina. No açude não se pode tomar banho. Aos sábados só se pode pescar até as 16 horas, e aos domingos não se pode pescar. O açude começa em Pacoti e termina na casa de força onde bombeia a água para o açude gavião.
As águas das lagoas e lagos são utilizadas para banho dos moradores e de animais. Alguns são utilizados para lavagem de roupas. Essa pratica polui a água não sendo possível utilizada no consumo domestica. As pessoas não têm consciência do prejuízo que causa para o meio ambiente.
A água utilizada nos serviços domésticos na higiene pessoal, no preparo de alimentos e outros vêm das cacimbas e chafarizes, pois o distrito não dispõe do abastecimento da CAGECE.
Em todas as comunidades existem cacimbas. A maioria é de água doce, pronta para beber. Existem pessoas que por falta de conhecimentos não têm trato com a água, sem saber que a está poluindo..
Poucas casas possuem encanamento com torneiras, chuveiros e etc. Uma grande maioria se utiliza da balde para a realização de serviços domésticos.
O destino dado a água utilizadas nos serviços domésticos são para regar plantas, e em alguns casos, são depositados em fossas. Ainda há pessoas que jogam a água servida no quintal.
Assim, como em outros lugares no destino de Justiniano de Serpa, observa-se o desperdiço de água, provocando sua escassez. Isso ocorre deixando torneiras abertas, chuveiro ligado, utilizando mais água do que o necessário para lavar os objetos e outras coisas.
Por tudo que observamos no distrito de Justiniano de Serpa, consideramos que temos uma grande abundancia de água tanto para serviços domésticos como para lazer.
De nossa parte fica o nosso pedido para que haja consciência e o despertar do cuidado que cada morador deve ter com as fontes de água presente em distrito. Precisamos cuidar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário