Casa no Distrito de Justiniano de Serpa

Casa no Distrito de Justiniano de Serpa

sábado, 24 de outubro de 2009

HISTORIA DAS COMUNIDADES

COMUNIDADE AROEIRA

Segundo contam os mais antigos da comunidade que ouviam falar pelos seus antepassados, o nome Aroeira é de origem indígena. O nome Aroeira veio do fato que as araras pousavam a noite sobre plantas as quais os índios colocaram o nome de araroura, estas depois foram chamadas de aroeiras.
O nome Aroeira originado por existir aqui grande quantidade de mata de aroeira, o qual com o passar do tempo foi explorada e hoje quase não existe essa madeira nesta comunidade.
Segundo contam em aroeira antigamente existiam poucas famílias, as primeiras a existir no lugarejo foram as famílias Gadelha e Assunção. Existiam também muitos escravos.
Dando continuidade a historia, dizem que o lugar sempre foi muito animado pela existência da capelinha construída por um velho conhecido por CONDUCA, pelo ano de 1775 ou 1776, sendo este velho da família Gadelha.
Ele era dono de muitas terras e escravos. Mas, apesar de ser capitão de escravos, tinha seu lado bom e resolveu construir a Capelinha dando por padroeira Santa Bárbara.
Antes que terminasse a capelinha, no ano de 1777, por causa de uma grande seca, ele retirou-se para Iguape, por ser dono de algumas terras lá, e lá mesmo, um ano depois falecer.


COMUNIDADE LAGOA DO MATO


A comunidade Lagoa do Mato surgiu a partir de uma lagoa que existiu no meio do mato. Essa lagoa durante muito tempo não era utilizada por ninguém porque era muito poluída. Surgiu a construção de poucas casas porque o uso da lagoa não era possível. Porém, mais afastado foram surgindo outras casas dando inicio a comunidade que ficou sendo chamada Lagoa do Mato. Ela é uma das comunidades mais antigas do distrito de Justiniano de Serpa. E a lagoa uma das fontes de água conhecida do município de Aquiraz. Hoje em dia algumas pessoas, tomam banho e até pescam na lagoa. A comunidade tem se desenvolvido tendo uma população considerável no distrito.


COMUNIDADE LAGOA SECA


A comunidade de lagoa seca foi fundada aproximadamente pelo ano de 1852, depois que algumas pessoas descobriram um espaço muito grande e desabitado.
Com uma enorme área ideal para construção de uma rua e de um povoado, mas só que bem no centro havia uma grande lagoa, não tendo outra forma de fazer a construção, as pessoas resolveram acabar com ela, pois não poderiam construir ali, porque tudo era cheio de água e o solo não sustentaria o alicerce, passaram muito tempo esvaziando a lagoa para terem um acesso ao solo mais seco depois.
As pessoas de outros lugares começaram a construir suas casas nesta localidade na área onde ficava a lagoa. A comunidade, então, ficou conhecida como lagoa seca, e depois passou a ser a sede do distrito Justiniano de Serpa em homenagem a um grande cidadão nascido na cidade de Aquiraz, que resolveu grandes processos de reformas na sede lagoa seca, a principal comunidade ficou em destaque em toda a sede de aquiraz, hoje ela é uma rua bastante urbanizada e tem grandes fontes de estudo para os adolescentes que nela convivem.

COMUNIDADE LAGOA DO RAMO

O nome lagoa do ramo, por que tem uma lagoa na comunidade por isso esse nome. Mais só foi conhecida popularmente depois que a lagoa encheu e passou do seu limite. A lagoa fica quase no meio da comunidade é uma vista muito bonita, a lagoa centro de atenção da comunidade. Por que é muito grande e sua água é utilizada para regar as plantas dos agricultores, para lavar roupas. Esse acontecimento se deu no ano de 1970 que esse nome passou a ser conhecido por todos na comunidade.

COMUNIDADE SÍTIO GUARDA

Numa determinada área onde hoje é a comunidade existia uma casa pertencente a um cidadão conhecido como “guarda”. Primeiramente só existiam três casas contando com essa do guarda. As pessoas costumavam guardar pertences nessa casa. Aos poucos o hábito de guardar as coisas foi se espalhando e mais e mais pessoas falavam: “Vamos guardar lá no guarda...”. Desse modo, o lugar ficou conhecido como sítio guarda. Daí, foi-se construindo mais casas, foi crescendo a comunidade e hoje é uma das localidades de Justiniano de Serpa com maior número de habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário