Casa no Distrito de Justiniano de Serpa

Casa no Distrito de Justiniano de Serpa

sábado, 24 de outubro de 2009

A VIDA EM SERPA

O SER HUMANO DE JUSTINIANO DE SERPA

O distrito de Justiniano de Serpa é constituído por várias localidades, sendo seu povo formado por uma grande mistura de raças vindas de localidades como: Quixadá, Fortaleza, Horizonte, Pacajus, Itapipoca, Sertão, Guaramiranga, entre outros. A vida no interior é simples e harmoniosa. Temos o privilégio de conviver com a natureza, respirar ar puro, comer frutos em abundância, andar tranquilamente e poder estar próximo de pessoas acolhedoras. Por isso, acreditamos que o habitante de Serpa em alguns aspectos vive melhor do que o homem das grandes cidades, pois não ocorre o risco assaltos, acidentes no transito que ocorre com mais facilidades nas grandes cidades. Entretanto, o nosso povo tem grandes dificuldades na hora de obter um emprego digno e educação de qualidade e acesso a serviços de saúde.
Esse modo de vida simples contribuí pouco para o agravamento dos problemas ecológicos, porem devido as grandes plantações de cana e o uso de madeira para fabricar carvão há um desmatamento de extensas áreas de terra.

As associações existentes nessas comunidades são na maioria das vezes esportivas que promovem torneios, campeonatos aos domingos proporcionando aos jovens e adultos diversão, união em grupos e qualificação profissional. Não só o futebol favorece o lazer das comunidades, mas também os banhos de açudes, lagoas e cachoeiras que são bastante requisitados pelos visitantes tanto quanto pelos os moradores.
Alem das associações de futebol existem os grupos religiosos: como a igreja católica existentes nas comunidades de Aroeiras, Zé Maria, Croatá, Lagoa do Mato, Russega, Lagoa Seca, Estrada Nova, entre outras, que atuam promovendo missas mensalmente, celebrações aos domingos vigílias ocasionalmente, retiros, seminários, congressos que ocorre anualmente e as festas dos padroeiros. E uma festa que acontece todos os anos durante nove dias na qual participam varias comunidades com celebrações, missas, serestas, leilões e procissões. Venda de comércio uma festa que favorece diversão a todos.
Além da igreja católica há também as igrejas protestantes em todas as comunidades. Estes promovem cultos nos finais de semana, vigílias, seminários, e retiros, algumas vezes por ano e os grupos de orações que se reúne uma vez por semana o que diferem os católicos dos protestantes é que os católicos acreditam que Jesus é o nosso único salvador, mas além dele os santos pode interceder por nós juntos a virgem Maria (nossa senhora). Já os evangélicos acreditam que só Jesus é nosso mediador com deus que nele podemos confiar e nele está a nossa salvação, portanto não acreditam em santos e em nossa senhora.
Esses acontecimentos religiosos fazem com que as pessoas conheçam e se aprofunde mais na fé cristã. Também em algumas comunidades existem o candomblé que é Aroeira e Sitio guarda, nas quais temos conhecimento. Com essa religião há um grande preconceito para com elas.
A maior parte da população do distrito de Serpa vive economicamente bem, existem pessoas que convivem em estado de miséria dependendo da solidariedade de outras. Como na comunidade de croatá, lago do mato, russega, estrada nova. Já se observa nas comunidades situação de violência domestica, roubos, etc.
Porem viver no interior se resume em viver bem, com tranqüilidade em paz e feliz.


Por tudo isso, consideramos o modo de vida do ser humano de Justiniano de Serpa como um jeito ainda muito bom de se viver, apesar dos problemas, das dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário