Casa no Distrito de Justiniano de Serpa

Casa no Distrito de Justiniano de Serpa

sábado, 24 de outubro de 2009

A ENERGIA E O SOLO EM JUSTINIANO DE SERPA

A ENERGIA EM JUSTINIANO DE SERPA

A energia em Justiniano de Serpa é utilizada para o fornecimento de iluminação publicas residências e fabricas em algumas localidades. O fornecimento de energia nas residências serve para o funcionamento de eletrodomésticos em geral, fora isso, também há outras fontes de energias para o uso em residências, como por exemplo, o gás de cozinha que e uma fonte de energia que serve para aquecer e cozinhar os alimentos, tem também a linha e o carvão que e usado em algumas residências, mas o uso da lenha causa muita poluição tanto pro meio ambiente como pra atmosfera.Nas fabricas de tijolos, é utilizada a energia elétrica para o funcionamento dos motores das maquinas que faz a fabricação de tijolos, também nessas fabricas existe outros tipos de energia que é usada para a queima dos tijolos, que são a lenha a casca da castanha e também o pó da madeira, mas quando é usada essas coisas para queimar os tijolos causa muita poluição ao meio ambiente, por causa fumaça. A gasolina também é outra fonte de energia e serve para o funcionamento carros e motos, porque sem ela eles não funcionariam. A energia é uma fonte de grande importância, não só para Justiniano de Serpa, mais também para as outras localidades e para todos que à utilizam.

O SOLO EM JUSTINIANO SERPA

O solo do distrito de Justiniano de Serpa é bastante utilizado na maioria das vezes em atividades agrícolas como: plantação de feijão, milho, cana de açúcar, mandioca, batatas e outros. Nessas atividades aos recursos mais utilizadas na preparação do solo pelos agricultores são as queimadas e os desmatamentos em grandes áreas, assim empobrecendo boa parte do solo nos locais devastados.
Depois de todo esse processo, o solo ainda continua sofrendo grande alterações devido á utilização de adubos químicos que acabam impedindo a fertilização e agravando o solo e o empobrecimento muito mais ainda.
No nosso distrito, além dessas utilidades o solo em algumas localidades e usado no preparo para a fabricação de materiais de construção como: tijolos e telhas, nas cerâmicas. Por não ser possível ocorrer a retirada do barro durante o inverno, pelo difícil acesso que se torna para as maquinas devido as chuvas, as cerâmicas trabalham durante o verão arduamente para armazenar barro suficiente, para se trabalhar no inverno. Essa atividade requer grande utilização do solo e assim acaba causando grandes conseqüências, como crateras e erosão mas áreas escavadas, com todas essas atividades o solo está sofrendo serias modificações, podendo acabar sendo desertificado por ser um recurso de difícil renovação e muitos outras conseqüências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário